domingo, 16 de maio de 2010

Bolos

BOLO DE CENOURA E COCO


Um bolinho de cenoura diferente do que estamos acostumados a ver aqui no Brasil. Começa pela cenoura, que não é batida com os outros ingredientes, é ralada. Tem especiarias e coco. A massa é bem leve e macia e a cobertura... É de lamber os dedos!

No final desta receita tem como fazer o sour crem.



[]



xícara medidora de 200ml

3 ovos separados
1 1/2 xícara de açúcar
1 colher (sopa) de essência de coco
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1/4 de colher (chá) de bicarbonato de sódio
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de canela em pó
1/4 de colher (chá) de noz-moscada
50g de margarina derretida
100g de cenoura ralada
100g de coco ralado

Cobertura de Coco
1 1/2 xícaras de açúcar
1 1/2 xícara de chantilly
300g de sour cream
100g de coco ralado

Preparo
Bata as claras em neve. Acrescente as gemas uma a uma, batendo bem após cada adição. Sem parar de bater, junte o açúcar aos pouquinhos e depois a essência de coco. Peneire a farinha, o bicarbonato e o fermento, misture com a canela e noz-moscada. Adicione esses ingredientes secos à massa, envolvendo delicadamente com uma espátula. Acrescente a margarina derretida e misture. Incorpore a cenoura ralada e o coco. Despeje a massa em uma forma redonda de aproximadamente 25cm untada e leve para assar em forno 180 C por 40 minutos.

Cobertura de Coco
Misture o açúcar, chantilly e sour cream e espalhe sobre o bolo ainda morno. Espalhe o coco ralado por cima. Quando o bolo estiver frio, guarde-o em um recipiente fechado na geladeira por 1 a 3 dias. O bolo ficará úmido e a cobertura firme.

Rende: 10 porções.



[]


CREME DE LEITE AZEDO
É o creme de leite fresco que passou por fermentação por adição de bactéria de ácido lático. Costuma ser espesso como chantilly, firme, e ligeiramente ácido ao paladar, como iogurte, contendo por volta de 18% de gordura. Pode ser comprado pronto em alguns empórios.
Outros nomes: sour cream (inglês), natas ácidas (português de Portugal).
Substituições: Os franceses não costumam usar sour cream, substituindo-o por crème fraîche. Há fontes que indicam que se pode substituir o sour cream por iogurte natural integral na maioria das receitas.
Para fazer em casa: mistura-se 1 colh. (sopa) de suco de limão a 1 xíc. de creme de leite fresco, e deixa-se a mistura descansar em temperatura ambiente por 30 minutos. Guarde na geladeira até a hora de usar.

Nenhum comentário: